segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Convite de Ordenação Presbiteral de Frei Raitham

A Ordem dos Frades Menores,
a Custódia da Terra Santa e a família de Franso Yalda
tem o prazer de convidar a todos para a

Ordenação Presbiteral de Frei Haitham

A cerimônia será presidida pelo Monsenhor Basilios Georges Casmoussa,
Arcebispo da Diocese Sírio-Católica de Mossul.
A ordenação realizar-se-á no dia 20 de setembro, às 16h00,
na Igreja da Imaculada Conceição, em Karakoch – Mossul – Iraque.
A primeira missa será celebrada no dia seguinte na mesma igreja em que será celebrada a Ordenação.

domingo, 24 de agosto de 2008

Novas descobertas arqueológicas na Galiléia

Único pela sua dimensão, recentemente foi descoberto um complexo de produção de óleo da época bizantina. Segundo os especialistas, trata-se de uma das maiores descobertas do país encontrada até agora. As escavações foram conduzidas pela Israel Antiquities Authority em Moshav Ahihud, na Galiléia ocidental, pertencentes ao projeto de desenvolvimento e ampliamento do local.
Segundo Michale Cohen, diretor das escavações, no século VII d.c houve um incêndio de grandes dimensões, cujos resquícios são perfeitamente evidentes sobre as paredes do edificio. As chamas destruíram a estrutura causando a interrupção das atividades produtivas da época.
No centro do complexo há um moinho (constituido de uma grande pedra circular) sobre o qual era colocada uma mó. Ao lado das bases da prensa foram encontradas fendas e outros espaços usados para separar o óleo de outros sedimentos líquidos.
Há também dois reservatórios com capacidade para cerca de 20 mil litros, que eram usados para conservar o óleo. Os reservatórios e as extremidades das paredes que os separavam eram revestidos com mosaicos que continham representações geométricas e inscrições ainda não decifradas.
Entre os objetos encontrados durante as escavações, há muitos restos de telhas, colunas de mármore, dois fragmentos de balaústre em mármore, muitas lâmpadas e uma corrente em bronze usada para mantê-las supensas. Estes objetos indicam que nas proximidades existia uma igreja e que, provavelmente, o complexo estava situado dentro de um mosteiro bizantino da época. Também há evidências de que o lugar foi ocupado durante toda a primeira parte do período islâmico entre os anos 638 e 1099.
Assim, devido à grande importância da descoberta, está sendo estudada a possibilidade de conservar e abrir o sítio arqueológico para a visitação pública.

Tradução: Frei Diego Atalino de Melo
Fonte: http://www.custodia.org/spip.php?article3759&lang=it

domingo, 17 de agosto de 2008

Grupo islâmico opõe-se ao alargamento do Muro das Lamentações

Um grupo islâmico interveio contrariamente à proposta de alargar a parte do Muro das Lamentações que é reservada às preces das mulheres.
A crítica ao projeto procede da Al Aksa Foundation, que é membro do movimento islâmico de Israel. O porta-voz do movimento islâmico, Zahi Nujeidat, declarou que a mesquita Al Aksa encontra-se sob ocupação. Durante uma conferência à imprensa de Jerusalém, na terça-feira passada, expoentes da Fundação negaram a existência de um Templo hebraico na explanada das Mesquitas.
No entanto, o projeto de alargamento da parte do Muro das Lamentações reservada às mulheres ainda não obteve a aprovação final das autoridades israelenses.
Pelo que se pode perceber, ao observar o muro, a seção reservada às mulheres seria ampliada à direita, ou seja, ao sul. Um trabalho desse gênero comportaria o abatimento (ao menos em parte) da precedente rampa de acesso à Explanada do Templo e a conseqüente remoção dos restos arqueológicos que foram descobertos durante as escavações. Desse modo, tanto a Comissão de Planejamento de Jerusalém como a UNESCO já haviam se declarado contrárias ao referido projeto.

Tradução: Frei Diego Atalino de Melo
Fonte: http://www.custodia.org/spip.php?article3758

sábado, 16 de agosto de 2008

Conheça o 7º itinerário da Terra Santa

Lugares Santos
7° Itinerário:
Colinas de Golan – Cesaréia de Filipe
1. Colinas de Golan
Estas colinas pertenciam à Síria até 1966, quando foram conquistadas por Israel na guerra dos seis dias, também chamada de guerra de Yon Kippur, por coincidir com esta festa dos hebreus. Elas são muito importantes para o Estado de Israel, porque ali estão as nascentes do Rio Jordão. Nestes campos, podemos recordar as vacas de Basan.
2. Qasrim
Qasrim é uma cidade moderna, reconstruída pelos judeus em 1977, perto das ruínas da cidade antiga. Na parte antiga, pode-se visitar as ruínas, com moinhos de oliveira (azeite), bem como uma sinagoga da época bizantina. Nesta cidade, existiu uma comunidade de estudo do Talmud. O estudo era feito em grupos, orientado por um mestre. Na cidade moderna, é aberto aos visitantes um museu muito bem organizado, que recolhe coisas históricas de toda a região. A arqueologia deste lugar apresenta peças de quatro mil anos antes de Cristo. São estátuas dos deuses, adoradas pelo povo, antes do judaísmo, bem como um dolmen. O museu apresenta também uma grande quantidade de moedas dos vários povos da região. Fora dele pode-se visitar um grande número de ruínas do tempo dos bizantinos, encontradas em Kursi (episódio dos demônios que entraram nos porcos, cf. Mc 5). Também podem ser vistos restos de tumbas cristãs. O que mais impressiona é uma projeção de slides sobre as descobertas de Gamla (camelo), uma cidade próxima, destruída pelos romanos no ano 67 a.C.
3. Quneitra
Esta cidade foi totalmente destruída na guerra de Yon Kippur, no ano 1966. Nesta guerra, Israel tomou toda a região de Golan da Síria, que pode ser avistada do monte Hermón. Este monte, com 2400 m de altitude, é o centro de três fronteiras (Israel, Líbano e Síria). De Quneitra pode-se ter uma visão da direção de Damasco, não muito longe desta fronteira, onde recordamos São Paulo (At 9). Perto de Quneitra está o acampamento da ONU, em constante vigilância da paz no local. Depois, passa-se por uma vila, habitada pelos drusos, onde se encontra um lindo lago, formado durante uma explosão vulcânica. Esses habitantes eram da Síria, semelhantes aos ciganos. Hoje, dedicam-se ao cultivo de maçã. É uma região rica de frutas, nas proximidades do monte Hermón, com as águas da neve derretida que descem desse monte.
4. Cesaréia de Filipe
Os habitantes da região chamam este lugar de Bânias. É uma fonte famosa do Rio Jordão, onde o deus Pan era venerado pelos gregos. A poucos metros destas ruínas gregas, estão as ruínas da cidade de Cesaréia de Filipe. São ruínas do tempo dos bizantinos e cruzados, que recordam o lugar onde Cristo estabeleceu a promessa do Primado de Pedro (Mc 8,27-30). Diante das nascentes do Rio Jordão, podem ser renovadas as promessas do batismo.
Descendo as colinas, passa-se por Dan, onde há um sítio arqueológico com ruínas de mais de quatro mil anos de história. Ali está a segunda nascente do Jordão, numa região muito verde, com um Qibutz-hotel. Logo depois passa-se pela cidade de Metulla, na fronteira com o Líbano, e pela linda cidade de Qiryat Shemona. Esta cidade já foi bombardeada várias vezes pelo grupo do Hesbolá, os fundamentalistas islâmicos do Líbano.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Basílica da Natividade, em Belém, ganha novos quadros

Belém e o seu Status quo

Na Basílica da Natividade, em Belém, as três comunidades cristãs (gregos ortodoxos, armenos e franciscanos - para os católicos latinos-) colaboram juntas para cuidar da manutenção e da acolhida aos peregrinos que vem à Gruta e à Basílica bizantina, segundo o regulamento fixado pelo status quo em 1852. Assim, os últimos meses demonstraram que, além das rígidas normas do passado, as três comunidades são capazes de uma construtiva colaboração.

No início do mês de maio desse ano, nós franciscanos, em acordo com os superiores gregos e armenos, mudamos os três quadros que ornam a Gruta da Natividade, substituindo os que foram colocados em 20 de julho de 1885. Os quadros removidos estavam marcados com sinais de queimaduras e cera, bem como escurecidos pela fumaça das velas.

As três pinturas que substituíram os referidos quadros representam a natividade de Jesus e a visita dos pastores, a adoração dos Magos, e o coro dos Anjos que trazem o anúncio evangélico de Glória in excelsis Deo – Pax hominibus bonae voluntatis.

Estes quadros foram preparados justamente para a Gruta da Natividade, pois assim o confirmam as medidas exatas, correspondentes às molduras da Gruta e, sobretudo, pela escolha de pintá-las numa sutil lâmina de ferro. Este insólito material foi escolhido justamente para impedir os incêndios provocados por um acidental contato com as chamas das velas. Os quadros foram pintados na Alemanha na segunda metade do século XIX por representantes da escola dos Nazarenos. A pintura dos Anjos (205x36cm), colocada sobre a manjedoura, é obra de Joseph Lehren e foi pintada em 1877. Os outros dois quadros são obras de Carl Clasen, falecido em 1886, sendo possível de se ler a sua própria assinatura sobre as pinturas, bem como a cidade onde foram pintadas, Düsseldorf. Na manjedoura foi colocada a obra que representa a natividade com a adoração dos pastores (91x57cm) e, sobre o altar onde é celebrada a Santa Missa foi posto o quadro de 122x55cm que representa a adoração dos magos.

Aproveitando da ocasião foi mudada também a estrutura da madeira sobre as quais ficavam os quadros dos Anjos.

O espírito de colaboração das três comunidades encontra um outro evidente testemunho no acordo alcançado para a renovação do sistema elétrico. No dia 21 de julho, os Gregos e os Armenos iniciaram o grande trabalho de substituição de todos os fios elétricos nas respectivas áreas da Basílica. No entanto, nós franciscanos ainda temos um projeto de renovação da rede elétrica na parte da Gruta que é de nossa responsabilidade.

Esperamos que esta boa colaboração continue e que o fraterno diálogo ecumênico nos conduza para um comum acordo que nos permitirá enfrentar o grande problema do telhado da Basílica.

Frei Jerzy Kraj, ofm – Guardião de Belém
Tradução: Frei Diego Atalino de Melo

domingo, 10 de agosto de 2008

Encontro dos frades do Brasil com o Custódio da Terra Santa

Nos dias 16 a 30 de julho p.p., 25 frades franciscanos da CFMB (Conferência dos Frades Menores do Brasil) caminharam pelos Lugares Santos, no Projeto Reviver o Dom da Vocação. Dentre os vários locais visitados e experiências realizadas, destaca-se o encontro do grupo com o Custódia da Terra Santa, Frei Pierbattista Pizzaballa, que aconteceu no dia 26, no Convento São Salvador (Cúria Custodial). Após a apresentação inicial, ouvimos a mensagem do Custódio, que discorreu longamente sobre a presença da Igreja Católica na Palestina, conforme o resumo que segue:

- Em Israel, não há problema econômico. A maioria da população é da classe média, tendo trabalho e condições de bem viver e administrar a sua vida aqui nestas terras. Os cristãos que aqui vivem, têm os seus direitos sociais preservados, com um bom sistema de saúde, água, telefone, moradia, desde que estejam sob a tutela do Estado de Israel. O principal problema acontece, quando as portas se fecham a eles, pelo fato de sua adscrição religiosa não corresponder ao Judaísmo;
- O cristianismo nestas terras está fadado a desaparecer. O problema já começa com a própria natalidade, ou seja, o gradativo aumento de filhos dos judeus e dos muçulmanos e a diminuição dos filhos de famílias cristãs (1 a 2 por família);
- O matrimônio acontece somente dentro da religião. Não tem respaldo do Estado. O mesmo acontece com a sepultura, que é registrada somente na religião de adscrição da pessoa. Daí, justifica-se a classificação entre cemitérios judeus, cemitérios muçulmanos e cemitérios cristãos;
- O secularismo está entrando também em Israel e na Palestina. Por incrível que pareça, quanto mais estudados, mais seculares, mais itinerantes, porque descobrem novas possibilidades econômicas, políticas e religiosas;
- O grande desafio do momento é manter os cristãos unidos, em comunidade. Daí, a importância das escolas e das comunidades reunidas ao redor do mistério celebrativo;
- O muro da vergonha causou separação e divisões. É uma ferida, que divide e cria obstáculos. Devido aos rigorosos controles em suas portas, não é possível entrar e sair de Jerusalém (motivos de trabalho e outros). São mais de 40% dos cristãos, que perderam o seu trabalho por causa do muro. A posição da Custódia é veementemente contrária ao muro;
- A comunidade cristã é bastante instruída. Por outro lado, isso facilita a emigração;
- A Igreja encontra-se em dificuldade de diálogo, porque dentro do próprio cristianismo local existem divisões e disputas;
- Estamos aqui como cristãos e testemunhamos através da nossa convivência pacífica diante das duas grandes religiões;
- Os frades são poucos diante da demanda de serviços nos lugares santos. No momento, são 18 casas (santuários, comunidades) que têm apenas um frade aos seus cuidados. Diante da nossa fragilidade, aceitamos ajuda externa. No momento, destacam-se o Mundo X (Monte Tabor) e a Comunidade Shalôm (Nazaré). São novas formas de solidariedade aos excluídos do sistema e novas formas de reavivar a nossa presença, com a ajuda externa. Também contamos com uma presença significativa de sacerdotes diocesanos, especialmente no Santo Sepulcro. Contudo, preservamos o que é próprio da nossa parte (sacristia e atendimento aos peregrinos);
- Diante das necessidades que temos, aceitamos ajuda das Províncias e outras entidades, sobretudo para prestar um serviço nos santuários. Pode-se vir por um período curto (um ano) ou longo, de acordo com as condições de cada oferta de frades a serviço da Terra Santa. Necessariamente, não precisa começar pelo Santo Sepulcro, que é sempre muito difícil a quem chega aqui;
- A Custódia não é uma entidade, como as demais da Ordem. É, por excelência, um lugar de missão da Ordem, de acordo com o nosso carisma fundacional.

Que estes desafios levantados pelo Custódia possam recordar em nós o desejo de sempre ajudarmos a manutenção dos Lugares Santos, seja através da Coleta da Sexta-feira Santa, seja pelas outras iniciativas promovidas em cada Comissariado da Terra Santa.

Frei Ivo Müller, OFMComissário da Terra Santa

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Ordenação Presbiteral em Aleppo - Síria

A Ordem dos Frades Menores,
a Custódia da Terra Santa e a família de Kamil e Juliette Karakach
tem o prazer de convidar a todos para a

Ordenação Presbiteral de Frei Bahjat Karakach

A cerimônia será presidida pelo Monsenhor Bedros Miriatian,
Arcebispo da Diocese Armena Católica de Aleppo,
quando, por meio da imposição das mãos e pela oração consecratória
será concedido o ministério sacerdotal ao referido frade.
A ordenação realizar-se-á no dia 16 de agosto, às 18h00,
na Igreja Paroquial de São Francisco, em Aleppo – Síria.