quinta-feira, 22 de julho de 2010

Custódia celebra seu Capítulo e elege um novo governo


O capítulo da Custódia começou neste domingo, 4 de julho, e se encerrará no dia 15 do mesmo mês. Uma de suas primeiras etapas foi a comemoração do lava-pés no Cenáculo.

A celebração foi presidida pelo Custódio da Terra Santa, frei Pierbattista Pizzaballa, acompanhado pelo presidente do Capítulo, frei Francesco Bravi, e pelo Núncio e Delegado apostólico, Mons. Antonio Franco. No Cenáculo, reservado aos franciscanos e aos seus convidados, nesse lugar de origem dos mesmos franciscanos na Terra Santa, e até mesmo para a Igreja, o Custódio da Terra Santa convidou seus irmão a voltarem às origens de sua vocação nesta Terra e às origens d’Aquele que a igreja nascente viveu no Cenáculo, recebendo o dom da Eucaristia, em espírito de serviço humilde e gratuito, como o dom do Espírito que renova todas as coisas em cada um. Como sinal forte da celebração, o Custódio lavou os pés de seis frades, representantes de seis diferentes tipos de serviço na Custódia, e de seis leigos, que trabalham de variadas formas, a serviço da Terra Santa, através da Custódia.

Enquanto as distintas sessões do Capítulo se celebram em um clima com jeito de conclave, na discrição e na seriedade (veja o blog do capítulo), a Custódia convidou a esta celebração no Cenáculo alguns religiosos e leigos ligados à Custódia, para unirem-se em oração.

De alguma forma, toda a Terra Santa e todo o território que abarca a Custódia se vê afetada por este importante evento franciscano. De fato, com este Capítulo, será eleito, pelos cerca de 60 frades reunidos, de um total de 300 com os quais conta a Custódia, um novo Discretório – o Conselho de administração da Custódia – e um novo Vigário. Todos eles serão renovados.

Será o novo Discretório que, em um congresso capitular, estabelecerá todas as nomeações e mudanças na direção dos santuários, conventos e os distintos lugares da Custódia. É por isso que os cristãos locais estão também atentos. A espera lhes apaixona a tal ponto de haverem organizado um capítulo paralelo, obviamente não oficial, na rua. Há quem diga que tal pároco será mudado e que outro o substituirá… Na rua se comenta tal ou qual nomeação, e que a nomeação de um novo guardião em tal lugar alegra ou entristece… Entre as vozes, os rumores, os desejos, os sonhos e as indiscrições, o capítulo da rua mostra até que ponto o futuro da Custódia interessa à igreja local e quanto está profundamente unida a ela.
Uma igreja local e universal que não são esquecidas pelos frades capitulares. Ainda mais para o grupo de franciscanos originários dos países árabes, que é o segundo grupo mais importante em termos numéricos dentro da Custódia, depois dos italianos e antes que o dos espanhóis e o dos poloneses. A Custódia compreende no total 33 nacionalidades diferentes.

Em seu programa de serviço à igreja local e universal, o Capítulo da Custódia receberá primeiro o Núncio e Delegado apostólico, Mons. Antonio Franco, e depois o Patriarca de Jerusalém, Sua Beatitude Mons. Fouad Twal, para escutar-lhes e atender tanto suas críticas como suas expectativas.

Por ora, depois de haver escutado os informes sobre as principais atividades da Custódia, os frades seguem trabalhando em comissões para aperfeiçoar, orientar e aprofundar os eixos que caracterizarão a Custódia nos três próximos anos.

A pequena história dirá se o capítulo da rua estava bem informado. A grande História recordará que os franciscanos estão a serviço da Custódia da Terra Santa desde há quase 800 anos. E é isso que significam os belos capítulos!

Sábado, 10 de julho. A cinco dias do começo do Capítulo e na metade de seu caminho, os frades capitulares elegeram um novo Vigário e um novo Discretório para a Custódia.

Frei Artemio Vítores foi confirmado como Vigário Custodial. A maioria de seus irmãos já o haviam confirmado no cargo, em agosto de 2004, no último grande Capítulo. Frei Artemio celebra este ano seus quarenta anos de presença na Terra Santa.

O Discretório, composto pelos representantes dos seis grupos lingüísticos atuais, vê a chegada de novos frades e a confirmação de outros:

• Frei Noël Muscat ofm
• Frei Peter Vasko ofm
• Frei Amjad Sabbara ofm
• Frei Seweryn Lubecki ofm
• Frei Martín Rafael Zavaletta ofm
• Frei Stéphane Milovitch ofm

O Discretório, que, junto ao Custódio, forma o Governo da Custódia, reúne-se mensalmente ao longo do ano, para analisar, junto ao Custódio, se as orientações do Capítulo estão sendo aplicadas. Decide, um a um e na medida das necessidades, os ajustes necessários. Ao finalizar este Capítulo, presidirá a nomeação dos novos responsáveis dos conventos e Lugares Santos para o serviço da Custódia.

O anúncio da constituição do novo Discretório foi comunicado imediatamente às fraternidades da Custódia pelo Presidente do Capítulo, frei Francesco Bravi.

O anúncio da constituição do novo Discretório foi comunicado imediatamente às fraternidades da Custódia pelo Presidente do Capítulo, frei Francesco Bravi. Em sua mensagem, frei Francesco Bravi invocou o Espírito Santo e o espírito de obediência a São Francisco e agradeceu aos frades que aceitaram as responsabilidades a eles confiadas. Recordou as palavras do Evangelho: Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio.

MAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário