sábado, 22 de junho de 2013

A restauração da VII Estação


 


Na sexta-feira, 07 de junho, em Jerusalém, foi benzido o altar restaurado da VII Estação da Via Sacra. Após a Santa Missa na capela superior, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, Fr. Artêmio Vítores, Vice-Custódio, benzeu a renovada capela da VII Estação. A restauração e reestruturação duraram alguns meses. Agora, a VII Estação é a “pérola” da Via Sacra.
A história da VII Estação une devoção com dados topográficos e arqueológicos. Nesse local, segundo testemunhas antigas, estava a porta da cidade, nos muros ocidentais. No correr dos séculos, a porta enriqueceu-se com o tema da Sentença de morte afixada na coluna da porta e, enfim, o tema da segunda queda de Jesus, que acabou inserida na Via Sacra. Os cristãos deram à porta, chamada Antiga (cfr Ne 12,39), o nome de “Porta do Judicial” e a coluna chamaram “Coluna da Sentença”.
Em 1875, a Custódia da Terra Santa entrou na posse do lugar em que se encontrava a tal coluna. Nos anos 1894-1900, a capela da VII Estação foi restaurada, embelezada e decorada com ajuda da França. O quadro, que representa a queda de Jesus sob a cruz, é obra de François Lafon (1899) e a pala do altar foi feita em Paris. Nos anos 1995-1996, um armazém, adjacente à capela da VII Estação foi transformado em ambiente comunicante com o santuário, possibilitando assim que um grupo mais numeroso de peregrinos possa participar da missa ali celebrada.
A Custódia da Terra Santa, após mais de cem anos da fundação da capela, decidiu realizar uma completa restauração. No início de dezembro de 2012, foi retirada a estrutura de madeira da pala do altar e, com o quadro, foi enviada a Cracóvia - Polônia. A empresa AC KONSERWACJA ZABATKOW, propriedade de Aleksander Piotrowski, restaurou o altar e o reenviou em março. Os desenhos para a construção da parte baixa, realizada em pedra por uma empresa daqui, foram preparados pelo arquiteto Jozef Dudkiewicz. Sobre a mesa do altar, no arco de pedra, foi colocada uma artística coroa de espinhos, com o texto latino: Et baiulans sibi crucem, exivit in eum, qui dicitur Calvariæ locum (Io 19,17).
A restauração foi finalizada em maio, com grande satisfação de todos. O trabalho do arquiteto Dudkiewicz e da empresa de Piotrowski, ambos de Cracóvia - Polônia, foi totalmente gratuito.

Fr. Jerzy Kraj, OFM

Fonte: http://pt.custodia.org/default.asp?id=2048&id_n=23519

Nenhum comentário:

Postar um comentário