domingo, 7 de dezembro de 2008

Abertura do Advento em Belém

Usando a luz que permanece acesa no presépio da gruta da Natividade, Frei Pierbattista Pizzaballa inaugurou o ciclo de natal em Belém, acendendo com o fogo a primeira vela da coroa do Advento.
A festa começou com a entrada solene do Custódio da Terra Santa na cidade da Natividade. Uma grande procissão partiu de São Salvador até a manjedoura de Belém. Lá se encontravam vários fiéis, frades, o pároco Frei Samuel Fahim acompanhado do Ministro do Turismo, Khouloud Doubaibes; o Governador Salah AL Tamari e o prefeito de Belém, Victor Batarseh.
Foi um dia bem celebrado e, embora o momento litúrgico seja de espera, a alegria daquele que há de vir já foi contagiante. Era possível ver sobre nos rostos dos participantes a alegria e o sorriso radiante. Sob a igreja paroquial o Custódio paramentou-se com a cor roxa, própria para a recitação das primeiras vésperas do Advento.
Atualmente, fica sob a responsabilidade da prefeitura a decoração natalina da cidade de Belém, bem como a acolhida dos peregrinos e turistas que são esperados em grande número durante esse período. As atividades civis e religiosas se multiplicam, na espera de poder celebrar o nascimento do Senhor na mesma cidade em que, há mais de dois mil anos, Ele veio à luz.
Antes de deixar a Belém, Frei Pierbattista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa, celebrou a missa do primeiro domingo do Advento juntamente com toda a comunidade paroquial.

Desse modo, a primeira vela do advento foi acesa, e brilha continuamente para recordar-nos que aqui surgiu a luz que brilha nas trevas. 

Tradução e adaptação: Frei Diego Atalino de Melo
http://www.custodia.org/spip.php?article4361

Nenhum comentário:

Postar um comentário