sábado, 13 de dezembro de 2008

Nascentes do Lago do Tiberíades têm menor nível de água da história

Segundo dados comunicados por Water Authority’s Hydrological Service, na semana passada o fluxo de água que surge das maiores nascentes que alimentam o rio Jordão e o lago de Tiberíades diminuiu aos mais baixos níveis já registrados na história.

Os dados se referem aos dados do mês passado. O fluxo de água é o mais baixo desde 2001 e entre os mais baixos desde o início das medições efetuadas a partir de 1948. A falta de chuvas e a consequente redução da água dos afluentes do rio Jordão são, provavelmente, a causa da redução do nível de água.
As cifras mostram que a água das nascentes está escassa (com o tempo a força do fluxo de água foi reduzida pela metade); no momento se registram 3,12 metros cúbicos de água por segundo, o mais baixo índice já registrado antes, embora trate-se de uma das nascentes mais abundantes de Israel.
Nas nascentes de Banias o fluxo é de 0,32 metros cúbicos de água por segundo, um dado que diminiurá ainda mais nos dias vindouros dedivo à falta de chuvas. O fluxo de água proveniente do lado norte do lago se reduziu a menos da metade em relação ao ano passado.

Nas últimas semanas, a sociedade Mekorot limitou o fornecimento de água retirada do lago, com o objetivo de impedir uma maior redução do nível hídrico. Fazendo uma simples comparação, já é possível perceber o problema que se está enfrentando, pois no ínicio de dezembro do ano passado o nível estava começando a subir, enquanto que em dezembro deste ano se assiste um declínio contínuo. Desde dezembro de 2007 até hoje percebeu-se um declínio de 1,40 metros no nível de água.

Para enfrentar a crise hídrica, a Sociedade para a proteção da natureza israeliana pediu ao governo intervenções imediatas que garatam a conservação de água em todas as áreas, inclusive no setor privado.
Desse modo, a organização ambiental tem o objetivo de economizar anualmente 20 % de água, ou seja, cerca de 100 e 150 milhões de metros cúbicos, cifras análogas à quantidade de água dessalinizada hoje em Israel.

Tradução: Frei Diego Atalino de Melo
http://www.custodia.org/spip.php?article4519

Nenhum comentário:

Postar um comentário