segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Atraídos pela Cruz de Cristo

“O madeiro da Vera Cruz tem sempre atraído, de maneira forte, os cristãos, e o desejo de vê-la, toca-la e abraçá-la é irresistível”.
A relíquia da Cruz exposta à adoração dos fiéis na festa da Exaltação da Cruz no Santo Sepulcro é minúscula, mais ainda assim, o entusiasmo, do qual falava no começo de sua homilia o Vigário Custodial, que presidiu a missa no Calvário, tem se confirmado. Numerosos fiéis participaram da festa.
Das duas festas que a liturgia do Santo Sepulcro dedica à Cruz, a de 14 de setembro é a menos solene, mas frei Artemio Vítores – a quem compete celebrar – sabe encontrar a cada vez as palavras adequadas para render ao mesmo tempo algo intensamente espiritual enriquecido com uma abundante informação. Os sacerdotes, que devem comentar cada ano os mesmos textos diante do mesmo público, sabem da dificuldade que este exercício comporta.
Assim, frei Artemio Vítores contou brevemente a história do lenho da Vera Cruz antes de centrar-se na cruz como pilar da fé cristã e, consequentemente, no fato de que a cruz de Cristo é uma boa notícia para anunciar. O crucifixo, por sua parte, não é uma desgraça senão um exemplo de amor doação. Este amor crucificado significou a Salvação para o mundo. É esta Salvação, proporcionada pela Cruz, que motivou indubitavelmente a alegria e a devoção dos fiéis. Descendo ao Calvário, detrás dos franciscanos e dos sacerdotes presentes, os fiéis puderam, depois da bênção, adorar a santa relíquia enquanto, pouco a pouco, o Santo Sepulcro se deixava invadir pelos peregrino e turistas.
Mab
   Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
   http://www.custodia.fr/Attratti-dal-legno-della-Vera.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário