quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Emergência Síria: apelo do Custódio da Terra Santa

Custódio da Terra Santa_Fra Pierbattista Pizzaballa

16 fevereiro 2012
Após as mudanças ocorridas no Egito, a situação na qual se encontra a Síria, mostra de maneira inequívoca a transformação que está ocorrendo no panorama do Oriente Médio. Até um ano atrás era impossível prever cenário semelhante.

Nestes meses de grande tensão, quando a Síria é dilacerada por conflitos internos e a situação parece cada vez mais assumir características de guerra civil, os franciscanos, juntamente com alguns membros da Igreja Latina, estão empenhados em socorrer as necessidades da população crista local.

A Custódia está presente em diversas zonas do País: Damasco, Aleppo, Latakia, Oronte.

Os dispensários médicos dos conventos franciscanos, segundo a tradição da Custódia, transformam-se em lugares de refúgio e de acolhida para todos, sem alguma diferença entre as etnias dos Alauítas, Sunitas, Cristãos ou rebeldes e forças governamentais.

Num momento de total confusão e desanimo, muitas empresas, especialmente de importação e exportação fecharam suas portas. Dos milhares de turistas, que alimentavam uma moderna e florescente indústria, que ofereciam centenas de postos de trabalho no setor dos transportes, hotelaria, serviços, não existe mais nenhum sinal.

Os produtores agrícolas estão em graves dificuldades. O embargo internacional impede qualquer possibilidade de exportação e os preços despencaram. As faixas mais pobres da população foram atingidos de maneira impiedosa e sofrem coma a falta de energia elétrica e de água. Nas grandes cidades a energia elétrica falta por diversas horas do dia. A gasolina é racionada. Tudo isso cria enormes dificuldades à população, obrigada a enfrentar as temperaturas do inverno sem possibilidade de aquecer-se.

Estar com as pessoas, acolher e assistir quem se encontra em necessidade, sem distinção de raça, religião e nacionalidade; garantir, com confiante presença o atendimento religioso aos fiéis para que compreendam a importância de permanecerem no próprio país, esta é nossa missão.

Este é o sentido da missão franciscana. Em tempos assim, não muito diferentes daqueles nos quais São Francisco se dirigia aos frades exortando-os a manter vivos os valores do Evangelho. Nas suas exortações simples, Francisco irradiava a graça recebida do Senhor e, na experiência da vida cotidiana testemunhava a acolhida da fé, como o bem maior e mais precioso a ser cultivado e revigorado. Nós frades, que nos sentimos ricos desse extraordinário exemplo, herdado sem nenhum mérito, temos o dever de partilhar e difundir o ensinamento do nosso mestre às futuras gerações , para que possamos prosseguir o caminho por ele traçado com imenso amor e humilde dedicação.

Pedimos a todos os amigos da ATS Pro Terra Sancta de apoiar, com um gesto concreto, os numerosos cristãos sírios e as obras de caridade da Custódia da Terra Santa. As ajudas conseguidas serão entregues, de imediato, aos frades que residem na Síria, que providenciarão a utilizá-las de maneira cuidadosa e transparente.

Agradeço aos que poderão difundir este apelo e os saúdo com o desejo de Paz e Bem!

Frei Pierbattista Pizzaballa, OFM
Custódio da Terra Santa


Fonte: http://pt.custodia.org/default.asp?id=2048&id_n=19581

Nenhum comentário:

Postar um comentário