sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bem-aventurado você, amado João Paulo II

Cidade do Vaticano, 1º de Maio de 2011


Do Vaticano, Padre Gianfranco Pinto Ostuni, frade a serviço da Custódia da Terra Santa, em Roma, participou junto à multidão dos fiéis da Beatificação de João Paulo II.

“Beatos aqueles que não viram e creram!” disse Jesus ao incrédulo Tomé no Evangelho deste segundo domingo dedicado à Divina Misericórdia. “Bem-aventurado você, amado João Paulo II, porque acreditaste. Te pedimos que continue a sustentar do céu a fé do povo de Deus e a abençoar-nos como sempre fizeste desta praça”.

Com esta frase termina a homilia pronunciada pelo Bento XVI na missa de Beatificação de Karol Woitila, papa João Paulo II, o papa “vindo de longe”.

É a beatitude da fé que caracterizou o pontificado de João Paulo II na condução da igreja por quase 27 anos, um dos pontificados mais longevos da história da igreja.

O papa, ao longo da homilia acrescentou em língua polaca: “Com o seu testemunho de fé, de amor e de coragem apostólica, acompanhada de uma grande emprenho humano, este exemplar filho da Nação polaca ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de dizerem-se cristãos, de pertencer à Igreja, de falar do Evangelho. Em uma palavra: nos ajudou a não ter medo da verdade, porque a verdade é garantia de liberdade. Prosseguiu: “nos renovou a força de crer em Cristo, porque Cristo é Redemptor hominis, Redentor do homem”.

Uma imensa multidão participou da celebração que se conclui às 12h47. Logo após a oração do Regina Coeli o Santo Padre, os Cardeais, as autoridades presentes e todos os fiéis começaram a veneração dos restos mortais do Beato João Paulo II que de ora em diante são relíquias.
A procissão dos fiéis prosseguiu por toda a noite até a celebração de agradecimento do dia 2 de maio.

Padre Gianfranco Pinto Ostuni, ofm

Tradução: Frei Diego Atalino de Melo, ofm
Fonte: custodia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário