terça-feira, 17 de maio de 2011

Coro "Stella Nova": o canto a serviço dos Cristãos da Terra Santa


Jerusalém, 12 de maio de 2011

Existem muitos modos de ajudar a Custódia da Terra Santa, existem tantos modos para fazer-se próximo aos cristãos deste lugar. E há quem o faça cantando, oferecendo a presença, voz e competência musical nas celebrações da Semana Santa e Páscoa. Tudo fruto de uma relação de amizade.

O coro “Stella Nova” nasceu em Milão mais ou menos há três anos. Tudo começou da experiência da escola “Maria Ausiliatrice”, um instituto elementar privado. Ao núcleo original – os estudantes – se uniram mães e pais, até a composição atual que conta com trinta adultos, além das crianças, todos dirigidos pelo maestro Gabriele Oliveti. E foi justamente ele que, durante uma viagem à Terra Santa, há cerca de um ano, lançou as bases para a colaboração do coro “Stella Nova” com a Custódia nos dias pascais.

“Conheci padre Armando Pierucci – conta – que me levou para visitar o instituto ‘Magnificat’. Permanecemos em contato e, à minha proposta de trazer aqui o coro que dirijo para algum concerto, ele lançou a contraproposta convidando-nos para o Tríduo. Uma carta comovente, na qual dizia que seríamos, junto a eles, custódios do Lugares Santos. Não poderíamos deixar de dizer sim”.

Em janeiro houve o início do trabalho intenso para preparar-se para cantar no Santo Sepulcro, no Getsemani, sobre as pedras da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus.

“Foi uma grande emoção encontrarmo-nos nestes lugares santos e estamos tocados pela grandeza daquilo que se vive aqui, durante o Tríduo. Esperávamos uma atmosfera de recolhimento, e encontramos uma confusão dos diversos ritos que se misturavam na Basílica do Santo Sepulcro, muitas pessoas. Encontramos uma concretude verdadeira, real, livre do misticismo”.

Uma bela experiência também para os componentes mais jovens do coro, que não estiveram presentes em primeira pessoa nas celebrações, mas tiveram a possibilidade de estar presentes, de visitar a escola, de conhecer padre Armando. Todos juntos, grandes e pequenos, viajaram para Nazaré, Jericó, Belém, o Mar Morto, sob a guia de padre Frédéric Manns. “O agradecemos de coração, e na pessoa dele a todos os frades, que foram realmente muito acolhedores. Um agradecimento particular, porém, o devemos a padre Armando e a Tommaso Saltini, do ATS pro Terra Sancta, que foram o nosso primeiro contato com a Custódia”.

Texto de Serena Picariello
Tradução: Frei Diego Atalino de Melo, OFM
Fonte: http://www.custodia.org/default.asp?id=4&id_n=8163

Nenhum comentário:

Postar um comentário