domingo, 8 de maio de 2011

Solenidade da "Inventio Crucis" em Jerusalém

“A cruz não é somente um evento, é o estilo da nossa vida, e sobretudo da nossa vida aqui, nesta terra. É o nosso modo de viver, de amar, de dar a vida, de obedecer, de sermos pobres; é o segredo da nossa paz, é o nosso perdão, é a nossa liberdade, é a nossa alegria. E se falta isto, então se recai na escravidão, que é a escravidão de obedecer a si mesmos”.

O que nos diz, a solenidade da Invenção da Cruz? Nas palavras do Custódio da Terra Santa, Frei Pierbattista Pizzaballa, é o chamado a reecontrarmos a cruz, a deixar que, assim, Cristo reine sobre a vida de cada um.

O reencontro da Cruz, do qual se faz memória em Jerusalém a cada 7 de maio, é tradicionalmente atribuido à Santa Elena. Na primeira metade do IV século, a mãe do Imperador Constantino foi como peregrina aos Lugares Santos. Próximo ao Calvário, se diz que foram encontradas três cruzes e se pediu um sinal ao Senhor para reconhecer qual era a verdadeira cruz que Cristo havia carregado. Ao lado de uma delas, o milagre de um morto que voltou à vida foi a resposta que Elena procurava.

Hoje, muitos séculos depois, esta terra continua a fazer memória do Reencontro daquela Cruz que estava perdida e que foi encontrada.

Fonte: http://www.custodia.org/default.asp?id=4&id_n=7625&Pagina=1
Tradução: Frei Diego Atalino de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário