segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tradicional saudação de Natal entre as Igrejas Cristãs da Terra Santa

Jerusalém, Convento de S. Salvador, 26-27 dezembro de 2011Nestes dias que seguem o Natal, entre os dias 26 e 27 de dezembro, os representantes das diversas Igrejas Cristãs de Jerusalém, sobretudo os que colaboram segundo as as normas do Status Quo, se encontram para fraternalmente fazer votos de boas festas, num espírito de sincera simpatia e abertura. Os primeiros a serem recebidos na Curia Custodial, no convento de S. Salvador, na manhã do dia 26 de dezembro, foram os Gregos Ortodoxos, aos quais seguiram no dia 27 de dezembro, os Armenos, Etíopes, Coptas e Siríacos. Os franciscanos por sua vez foram em visita até a comunidade Melkita para o tradicional encontro e votos natalinos.

Os convidados foram recebidos pelo custódio, Frei Pierbattista Pizzaballa, pelo vigário custodial, Frei Artemio Vitores, pelo secretário, Frei Silvio De La Fuente, juntamente a uma grande parte da comunidade dos frades. Estavam presentes também um grupo de jovens frades, estudantes no Studium Biblicum Franciscanum, que animaram a visita com alguns cantos acompanhados de violão e percussão.

Os encontros são realizados de acordo com um cerimonial consolidado, que se repete com regularidade nas diversas visitas: primeiramente o chefe da delegação saúda ao Custódio e a toda a comunidade dos frades, agradece pelo convite e faz os votos de um Santo Natal, desejando o melhor para o futuro e ressaltando os laços de amizade com os Franciscanos; o Custódio, por sua vez, responde do mesmo modo. São servidos liquores e doces natalinos, enquanto a conversação entre os presentes toma um tom mais informal, até que a visita chegue ao fim e os convidados se despeçam com cordiais saudações. Depois da Epifania, quando as Igrejas orientais celebram o Santo Natal, será o Custódio e a comunidade franciscana a se dirigirem em visita para retribuir os votos de natal.

Finalmente, na tarde do dia 27 de dezembro, aconteceu outro tradicional encontro na Custódia, de modo mais informal em comparação ao encontro com as outras comunidades cristãs, com o Patriarca Latino de Jerusalém, Mons. Fouad Twal, e sucessivamente com o Núncio Apostólico, Mons. Antonio Franco, com os quais o Custódio conversou sobre as recentes celebrações natalinas, que como de costume envolveu um complexo aparato litúrgico, organizativo e de segurança.

Texto de Caterina Foppa Pedretti
Foto de Marco Gavasso


Fonte: http://pt.custodia.org/default.asp?id=2048&id_n=18838&Pagina=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário