terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jovens da Terra Santa em Madri

12 de agosto de 2011

Tudo está pronto, se parte... destino: Madri!

Eis os jovens da Terra Santa que participarão da XXVI Jornada Mundial da Juventude. Serão um total 550 jovens, provenientes das dioceses dos três países da Terra Santa (Jordânia, Israel e Palestina), pertencentes a todos os ritos católicos (sobretudo do rito latino, mas também do rito greco-católico e maronita), inclusive uns 20 jovens da comunidade católica de expressão judaica. Um novo encontro com Bento XVI, depois da sua inesquecível visita, aqui, em 2009.

É a primeira vez que nossos jovens de Ramala participam deste encontro. Estamos estusiasmados, pois conheceremos gente nova. Sobretudo veremos o Papa. Pedimos a Deus que nos abençoe em nossa viagem, pedindo-Lhe que possamos levar aos demais jovens a mensagem da Palestina e da Terra Santa. Foram meses de espera e encontros, com a participação de um guia da Jornada Mundial da Paz em língua árabe. Também é em árabe o hino da Jornada Mundial. Com eles, está também o bipos Marcuzzo, responsável pela organização para a Terra Santa, que destacamos a sua significativa presença em Madri com estes jovens cristãos.

Sua Excelência, o bispo GIACINTO MARCUZZO, Vigário Patriarcal para Israel - Diocese de Jerusalém: em primeiro lugar, porque são jovens da Terra de Jesus, da Terra, a terra da primeira Igreja de Jerusalém, da Terra dos primeiros jovens que seguiram Jesus. Segundo, pelo que eles representam na atualidade, uma terra que está buscando a justiça, a paz, num contexto muito difícil, onde o jovem está muito envolvido. Vão levar o seu testemunho de jovens que anseiam a paz e a justiça e, ao mesmo tempo, vão pedir explicações e ânimo e, sem sabe também, soluções para seus problemas.  

Saídas separadas para os jovens árabes israelenses (reúnem-se em Haifa na paróquia Latina) e para os jovens palestinos dos Territórios que partirão da Jordânia – e que se reunirão aqui em Jericó, na paróquia do Bom Pastor. Um pouco de ansiedade (com esperança de que tudo vai dar certo ao passar a fronteira), uma oração antes da partida e a bênção do pároco franciscano. Entusiasmo e emoção, particularmente, para a mais jovem do grupo, que este ano, todos (árabes israelenses e árabes dos Territórios), debaixo da mesma e única bandeira, a da Terra Santa, definida para a ocasião como “bandeira de Jerusalém”.

Segundo o bispo GIACINTO MARCUZZO, iremos com a bandeira de Jerusalém para evitar questões políticas (porque temos varias bandeiras), para demonstrar a unidade deste grupo de jovens, a unidade da diocese, a unidade da Terra Santa. Porém, 1997, em Paris, nossos jovens não tinham medo de se identificarem, como eram, inclusive os pertencentes a este ou aquele país, porque estábamos num momento de serenidade, de Oslo, na busca do novo Oriente Médio e isto a gente imediatamente nos jovens… Jovens chamados a ser, segundo o tema desta Jornada, "thabituna fil-iman", firmes na fé… Aquilo que mais interessa ao Santo Padre: a necessidade de ter certezas e tratar de evitar o relativismo, que mata o ser humano moderno… Se necesitamos de certezas, que o ponto insistente do Santo Padre, isto é válido também para nós, aqui: com frequência se diz que estes problemas são da Europa – é verdade – no entanto, aqui onde não temos um verdadeiro ateismo, estas certezas as temos… porém, também aqui necesitamos que os jovens recuperem algumas certezas que perderam e diría, sobretudo em Israel, onde há uma atmosfera em que o jovem se sente perdido e não é orientado, se lhe faltam pontos seguros de referência.

"Enquanto jovens da Terra Santa – nos diz Mughannam – gostaríamos de levar a Madri a alegria da Encarnação e da Ressurreição, que aconteceram aqui, para todo o mundo… mas desta vez, queremos enriquecer este encontró… para trazer de lá um pouco de luz a nosso país, maior fé e maior entusiasmo que também nos ajude a permanecer aqui, nesta terra".

Tradução: Frei Ivo Müller, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário