quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Belém celebra o Natal com alegria


Sexta-feira, 24 de dezembro. A cidade de Belém celebrou durante 24 horas, sem interrupção, o nascimento de Cristo, ocorrido entre seus muros há pouco mais de 2000 anos. Se todos os dias do ano o mistério do Natal se oferece à contemplação dos peregrinos, no dia do Natal a cidade traz ao mundo a alegria da contemplação do nascimento. Todas as câmeras de televisão do mundo se voltam para ela, uma cidade que desfila ao som dos escoteiros.

Neste ano, 23 grupos percorreram a cidade em um longo e alegre desfile. De 9h da manhã às 13h30 prepararam o caminho para o Patriarca que, saindo de Jerusalém quase ao meio dia, depois de uma parada em Mar Elias e outra na Tumba de Raquel, entrou na cidade fechando o desfile com um cortejo de cerca de 140 automóveis. O bom tempo, ou a alegria de ver tanta gente no caminho, rostos por todos conhecido, animou os motoristas a levarem todo o tempo do mundo, mesmo tendo saído segundo a hora fixada e chegando à Tumba de Raquel conforme o previsto, chegando o carro do Patriarca na praça do Presépio com um grande atraso. O folclore, realizado desde a manhã pela cidade, cedeu lugar às orações que se celebraram na igreja de Santa Catarina e na Gruta para cumprir com o horário imposto pelo Status Quo.

Rapidamente se passou para a entrada solene, sendo frei Stéphane Milovitch o que recebeu Sua Beatitude Monsenhor Fuad Twal diante da porta da Humildade; logo, sem pausas, celebrou-se as Vésperas na Santa Catarina e a procissão à Gruta. Somente às 17h os frades da Custódia da Terra Santa – nesta ocasião tão numerosos quanto na paróquia da qual são encarregados e na Gruta cujo cuidado compartilham com os gregos ortodoxos e os armênios – puderam desfrutar de um momento de descanso. Finalmente, enquanto os sacristães estavam concentrados com os últimos preparativos, outros frades partiram para dar lugar aos 1900 peregrinos que haviam conseguido entrar.



Segundo a tradição, antes da missa se partilha o jantar com o Presidente da Autoridade Palestina, Muhmud Abbas, Abu Mazen e seu séquito. Um jantar presidido pelo Custódio da Terra Santa com o Patriarca ao seu lado.

Neste ano, o grande número de peregrinos que visitou a cidade da Natividade favoreceu uma melhora visível em sua economia que, sem esquecer a barreira de segurança e suas nefastas consequências na população e no comércio, permitiu à cidade celebrar o Natal com alegria. Uma alegria que, contudo, foi abafada por dois acontecimentos: o incêndio no Monte Carmelo que custou a vida do irmão do coronel israelense encarregado do distrito de Belém e ao qual todas as autoridades, cargos públicos e eclesiásticos de Beit Sahur e Beit Jala prestaram suas condolências; e o acidente mortal sofrido no mesmo dia por três das cinco irmãs franciscanas que vinham a Belém do Monte das Bem-aventuranças.

O acidente das irmãs franciscanas afetou profundamente a Custódia, que tem uma relação muito próxima e fraterna com as distintas comunidades do país. Os franciscanos acrescentaram na oração universal dos fiéis uma invocação especial ao Senhor pelas irmãs falecidas, assim como por toda a Congregação.

Foi uma missa muito bela, presidida pelo Monsenhor Fuad Twal, rodeado pelo presidente Mahmud Abbas e seu séquito, junto aos cônsules gerais das quatro “Nações Latinas” (Itália, França, Espanha e Bélgica) e por uma grande assembleia constituída em sua maior parte por peregrinos, religiosos residentes no país e algum cristão local. Os cristãos locais cedem com grande prazer seus lugares aos peregrinos, pois preferem celebrar a alegria do Natal à meia-noite, em sua língua, junto a seus paroquianos e na mesma Gruta.

Além disso, a homilia de Sua Beatitude foi em árabe, precedida por palavras de acolhida e felicitação natalina em quatro línguas, para os telespectadores da missa através do mundovisão. Muitos cristãos locais, latinos e outros, seguiram a celebração pela televisão, escutando a mensagem de Sua Beatitude que invocou o respeito à vida, a atenção pelas crianças e a vigilância sobre o espírito familiar. Depois recordou que este foi um tempo forte para todos os cristãos do Oriente Médio com o Sínodo dos Bispos, pedindo pela unidade dos cristãos e a intensificação do diálogo com nossos irmãos judeus e muçulmanos. “Trata-se de reunir-nos em torno de nossos valores comuns, que são numeroso, como a oração, a piedade, o jejum, a esmola e, sobretudo, os valores éticos”.


O Patriarca concluiu sua homilia com uma chamada à paz: “Nosso desejo para esta festa é que o som dos sinos de nossas igrejas cubram o rumor das armas neste nosso Oriente Médio tão ferido. Que a alegria se desenhe em todos rostos, que a alegria penetre em todos os corações. Rezemos pela paz. Desejamos que a paz desça sobre o povo de Israel, assim como sobre o povo da Palestina e sobre todo o Oriente Médio, para que nossos filhos possam viver e crescer em um contexto sereno”. Como já é tradicional, a delegação palestina se retirou depois do gesto da paz e a missa continuou até concluir com a procissão dos padres à Gruta.

Entretanto, as festas do Natal não acabam aqui. Durante toda a noite e durante todo o dia de Natal, até às 16h30, as missas se sucedem. Para assegurar este serviço, os sacristães franciscanos se organizaram em equipes para o dia e para a noite, com reforço dos estudantes de São Salvador. Cerca de quarenta missas serão celebradas na gruta e nas capelas da igreja de Santa Catarina nestas 24 horas, sem contar com todas as que se celebram no Campo dos Pastores. A missa do dia da paróquia se celebrou inteiramente em árabe e foi presidida pelo novo Patriarca. Foi recebido o agradecimento de frei Marwan Di’des por sua presença e por poder, como um verdadeiro padre, reunir todos seus filhos dispersos por todo o país, de norte a sul, passando por Gaza.

Os cantos natalinos seguem soando nos arredores da Basílica da Natividade, mas os jornalistas já abandonaram a praça. Em Belém, a festa não terminará até que todas as confissões cristãs tenham celebrado seu Natal. Será em 19 de janeiro, festa do Natal para os armênios. Neste dia simbólico de 25 de dezembro, a Custódia deseja um feliz e santo Natal a todos.


Mab

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/Belen-celebra-la-Navidad-con.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário