quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Troca de felicitações natalícias entre as Igrejas de Jerusalém

Neste 27 de dezembro, as comunidades religiosas cristãs dos distintos ritos (e especialmente as que compartilham o vínculo do Status Quo) se reuniram para trocarem as felicitações natalícias segundo uma tradição já consolidada e que é também um gesto simpático e fraterno de ecumenismo. Pela manhã, visitou o convento de São Salvador as delegações das igrejas Greco-ortodoxa, armênia e etíope, que foram recebidas na Sala do Divã pelo Padre Pierbattista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa, e pela fraternidade de São Salvador, e todos guiados por seu guardião, o Padre Artemio Vitores.

O encontro segue um cerimonial fixado que se repete em cada visita: o chefe da delegação que visita saúda o responsável da casa e a comunidade agradece o convite e dá a felicitação de Natal, manifestando seu desejo de prosperidade e bem para o futuro e reafirmando os vínculos de amizade; o responsável da casa o agradece e lhe deseja as mesmas felicitações; continuando, servem-se os licores e doces, momento no qual se estabelecem as conversas informais com os vizinhos; logo se serve o café, que é também sinal de que o encontro chega ao fim, e ao final todos se despedem cordialmente.

Durante a manhã, os franciscanos foram visitar os melquitas, regressando depois para receber a delegação das igrejas copta e siríaca. Depois da Epifania, serão os franciscanos que irão felicitar as igrejas orientais.

Pela tarde, a delegação católica latina fez sua visita, guiada pelo Patriarca, Mons. Fuad Twal, acompanhado por Mons.William Shomali, bispo auxiliar, e Mons. Kamal Bathish, bispo auxiliar emérito de Jerusalém. Naturalmente, o encontro com a delegação latina se desenvolveu em um clima menos formal. O Patriarca e o Custódio, além das felicitações, trocaram impressões sobre a caminhada das celebrações natalícias em Belém, que são sempre fruto de uma estreita colaboração no plano organizacional e de serviços. O Patriarca trocou um afetuoso abraço com o Padre Justo Artaraz, que nestes dias celebrou seu sexagésimo aniversário presbiteral. Os seminaristas franciscanos deram o toque alegre ao encontro com cantos natalícios.

FRC

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/Intercambio-de-felicitaciones,9174.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário