quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Nossa Senhora de Guadalupe, aquela que nos traz o Salvador

Com é tradicional, no domingo mais próximo ao 12 de dezembro se celebra a festa de Nossa Senhora de Guadalupe no convento de São Salvador, que neste ano reuniu, além dos estudantes franciscanos, alguns sacerdotes e fiéis sul-americanos e filipinos.

Nossa Senhora de Guadalupe, declarada “Rainha do México e Imperatriz das Américas” no ano 2000 pelo Papa João Paulo II, está no coração de todos os latino-americanos há cerca de 300 anos e no dos filipinos desde que o Papa Pio XI estendeu seu patrocínio a este país, no ano de 1935.

O Vigário Custodial, frei Artemio Vítores, presidiu a celebração. Em sua homilia, destacou a ternura que demonstrou a Virgem Maria com Juan Diego, para quem apareceu em várias ocasiões. O Vigário insistiu também na importância que estas aparições tiveram na evangelização das Américas, recordando naturalmente o papel que os franciscanos tiveram na dita evangelização. O Padre Artemio Vítores pediu aos fiéis que estas mensagens não se tomem como um testemunho do passado, mas, pelo contrário, convidou a assembleia a atualizá-lo e encarná-lo no presente.

Neste ano não houve procissão ao finalizar a missa, animada alegremente pelos violões dos estudantes. As ruas estavam pouco transitáveis e perigosas devido à areia que a tempestade trouxe do deserto com a chuva que tem caído.

Apesar disso, a assembleia se reuniu para compartilhar a alegria e degustar as especialidades típicas latino-americanas – especialmente mexicana – ao som da música.

Mab

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário