quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Comunidade católica indiana de Israel: a dois passos do Natal

No sábado, 11 de dezembro, cerca de 400 peregrinos católicos de rito latino e de origem indiana realizaram uma peregrinação de Jerusalém até Belém para se prepararem para o Natal. Há mais de 2000 católicos indianos na Terra Santa. Há um ano o padre Jayaseelan, da Ordem dos Frades Menores, é o capelão que se encarrega do caminho desta grande comunidade. “São imigrantes que vieram buscar trabalho em Israel. Com frequência ocupam os postos mais humildes e dão testemunho com o trabalho e a simplicidade da vida cotidiana sua essência cristã, inclusive aos irmãos de outras confissões que encontram na cotidianidade”, conta-nos o padre Jaya.

Com sua iniciativa, o padre Jaya organizou esta peregrinação como preparação para o Natal de seus fiéis. “É uma preparação física, menta e espiritual. Percorremos a pé o caminho que percorreram a Sagrada Família e os três Reis Magos e tentaremos reviver a experiência dos pastores, que foram os primeiros que se puseram a caminho para adorar o Salvador”.

“É uma experiência visível de nossa fé e da fé desta comunidade”, continua o padre Jaya com entusiasmo. “Esta gente vem de diferentes lugares de Israel, com suas famílias, com seus filhos. Hoje se unem para caminharem sob a bandeira da Igreja, da Terra Santa e da Índia, rezando, manifestando sua esperança e se preparando para o nascimento do Emanuel”.

Uma meditação no Santo Sepulcro, às 8h da manhã, deu início à peregrinação que posteriormente se diluiu pelas vielas da Cidade Velha até chegar ao Patriarcado Latino, onde Sua Excª, Monsenhor Shomali, bispo auxiliar de Jerusalém, recebeu-lhes com uma calorosa saudação e lhes deu sua bênção. Depois de uma breve oração na Porta de Jafa, começou uma longa caminhada acompanhada incessantemente por cantos e da recitação do rosário. Pouco
depois do check point para entrar em Belém, a chuva, tão esperada desde há muito tempo, surpreendeu os peregrinos que estavam a poucos quilômetros da chegada. Entretanto, o grupo não desanimou e continuou seu caminho cantando e rezando até o lugar, encharcados, mas cheios de alegria, a Basílica da Natividade.

Uma pequena representação em nome de todos participou da procissão da Gruta da Natividade com os frades franciscanos enquanto o restante preparava a santa missa. Uma celebração eucarística festiva pôs fim à peregrinação desta viva comunidade cristã, que fixou seu próximo encontro para 24 de dezembro na Terra Santa School Campus, de Jaffa, às 20h30, para
celebrarem juntos o Natal.

Marco Gavasso

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário