sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oração pela Unidade dos Cristãos


Jerusalém, 24-25 de janeiro de 2011. Continua a Semana de oração pela Unidade dos Cristãos na Terra Santa. Cada dia, uma igreja das diferentes confissões cristãs hospeda o encontro de oração que se celebra em várias línguas e que segue um momento de troca fraterna. No dia 24 de janeiro a encarregada de acolher este evento foi a Igreja Armênia.

Em uma sugestiva atmosfera iluminada exclusivamente pelas “ganteghes”, as tradicionais lamparinas de azeite que, em grande quantidade, iluminam toda a abóboda da Catedral de Santiago, e pelas velas que os religiosos e fiéis de diferentes credos cristãos carregam, todos puderam rezar juntos acompanhados por cantos pré-bizantinos e pré-gregorianos, típicos da tradição armênia.


O arcebispo Aris Ahirvanian propôs um momento de reflexão no qual recordou como Jerusalém é o lugar onde nasceu a primeira comunidade cristã e onde o Espírito Santo iluminou o conhecimento de pessoas de diferentes línguas e culturas. “Também hoje somos chamados a ser uma realidade pentecostal”, disse o arcebispo, “unidos pelo sinal da Cruz do ressuscitado e em união com os irmãos que dão testemunho de fé com sua vida”.

No dia 25 de janeiro, a encarregada de acolher este encontro de oração foi a Igreja Luterana. Também nesta ocasião a afluência de fiéis foi numerosa até encher por inteiro a igreja do Redentor e a acolhida aos cristãos das diferentes expressões foi muito cordial. Sugestivo também foi o acompanhamento do coro, que deu grande realce ao encontro.


Na quarta-feira, 26 de janeiro, às 17 horas e na quinta-feira, 27, às 16 horas, o encontro é na paróquia latina de São Salvador, onde este ano os frades menores preparam a oração em nome da Igreja latina.

Marco Gavasso

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/Oracion-por-la-Unidad-de-los.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário